sábado, 23 de junho de 2007

No nosso dia-a-dia sentimos muitas vezes sede, fome,... suamos quando os dias são quentes, trememos quando temos frio,... bebemos muita água após uma refeição com uma elevada taxa de cloreto de sódio na sua constituição,...
As respostas às perguntas que podemos formular a respeito dos factos anteriormente apresentados, baseiam-se na existência de um conjunto de mecanismoss que os organismos desenvolveram para manter dentro de certos limites as condições do seu meio interno, para que possam sobreviver às exigências do meio externo. Ao conjunto dos mecanismos que os organismos desenvolvem para restabelecer o equilíbrio no organismo (meio interno), dá-se o nome de homeostasia.
"O sucesso do funcionamento dos organismos vivos depende do seu relacionamento com o ambiente externo."

sexta-feira, 22 de junho de 2007

A termo-regulação

Existem duas classes de organismos:



  • poiquilotérmicos/ectotérmicos/exotérmicos - organismos que não controlam a sua temperatura interna (ex.: insectos, répteis, peixes, vegetais)
  • homeotérmicos/endotérmicos - organismos que mantêm a sua teperatura interna constante, através de mecanismos de acordo com a produção e perda de calor metabólico ( ex.: ser humano, mamíferos



A termo-regulação em animais pode ser dividida em dois tipos de respostas comportamentais:



  • "voluntárias": movimento, postura, ingestão, construção de abrigos,...

  • fisiológicas (involuntárias) : mudanças no metabolismo, dilatação e contracção dos vasos sanguíneos, mais ou menos batimentos cardíacos, suor, erecção dos pelos, tremuras,...

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mecanismos que aumentam a temperatura corporal nos homeotérmicos:

Existem diversos mecanismos que permitem a subida da temperatura corporal. São eles:

  • Vasoconstrição cutânea em todo o corpo (a musculatura lisa existente nos vasos sanguíneos fecha determinados circuitos, limitando a passagem do sangue em regiões onde as perdas de calor seriam elevadas)



  • Piloerecção (a contracção dos pequenos músculos dos pêlos produz algum calor)



  • Aumento de calor por processos metabólicos:

-Calafrios: com as contracções involuntárias dos músculos, dizemos que estamos a tremer de frioe alguma da energia utilizada na contracção muscular origina calor.


-Excitação nervosa para a produção de calor: quando o sistema nervoso é estimulado em situação de exercício físico ou stress, segrega algumas hormonas vasoconstritoras, como é o caso da norepinefrina. Esta hormona, ao provocar vasoconstrição, aumenta a pressão sanguínea e o metabolismo logo a produção de calor, fazendo subir a temperatura.

-Secreção de tiroxina pela tiróide: a tiroxina eleva o metabolismo basal e o consumo de oxigénio aumentando a prdução de energia, e portanto, de calor.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mecanismos para manter a temperatura, quando a temperatura exterior é quente:

Quando a temperatura exterior é superior à interna, o organismo recorre a diversos mecanismos para que esta desça. São estes a:
  • Vasodilatação superficial: os vasos sanguíneos dilatam, aumentando a quantidade de sangue que circula à superfície (ficamos corados), aumentando a quantidade de calor perdido.

  • Sudação: glândulas existentes na pele segregam água e alguns sais de modo a que a superfície fique molhada. A evaporação da água "rouba" calor acelerando as trocas.

  • Respiração ofegante: meio de dissipar calor

terça-feira, 19 de junho de 2007

Outras estratégias de sobrevivência a temperaturas adversas

Existem ainda outras formas dos seres vivos sobreviverem a temperaturas adversas àquelas a que estão habituados, e que necessitam para posseguirem uma vida saudável. São estas:

  • Torpor (baixam a temperaura e o bolismo basal para que se gaste menos energia
  • Hibernação
  • Estivação (em períodos de baixa humidade os organismos ficam quietos)

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Regulação osmótica

A concentração de substância na água, por vezes determina a vida ou a morte do organismo que nela habita. Existem dois tipos de organismos os:
  • osmoconformantes - organismos que não controlam activamente as condições osmóticas dos seus fluidos corporais. As células destes apresentam uma grande tolerância a variações osmóticas.
  • osmorreguladores - organismos capazes de manter a sua osmolaridade interna diferente da do meio.

domingo, 10 de junho de 2007




  • Feedback:mecanismo de regulação de um processo que resulta da acção inibidora (feedback negativo) ou do estímulo (feedback positivo) exercido pelo produto pelo próprio processo.

  • Homeostasia: conjunto de mecanismos que os organismos desenvolvem para restabelecer o equilíbrio no organismo.

  • Osmoconformante: animal que não ajusta a sua osmolaridade interna, que varia assim com a do seu ambiente.

  • Osmorregulação: controlo da concentração interna e do equilíbrio hídrico em organismos que vivem em meios hipotónicos ou hipertónicos ou ambientes terrestres.

  • Termorregulação:manutenção da temperatura interna dentro de parâmetros toleráveis.