quarta-feira, 20 de junho de 2007

Mecanismos para manter a temperatura, quando a temperatura exterior é quente:

Quando a temperatura exterior é superior à interna, o organismo recorre a diversos mecanismos para que esta desça. São estes a:
  • Vasodilatação superficial: os vasos sanguíneos dilatam, aumentando a quantidade de sangue que circula à superfície (ficamos corados), aumentando a quantidade de calor perdido.

  • Sudação: glândulas existentes na pele segregam água e alguns sais de modo a que a superfície fique molhada. A evaporação da água "rouba" calor acelerando as trocas.

  • Respiração ofegante: meio de dissipar calor

Sem comentários: