Quando a temperatura exterior é superior à interna, o organismo recorre a diversos mecanismos para que esta desça. São estes a:
- Vasodilatação superficial: os vasos sanguíneos dilatam, aumentando a quantidade de sangue que circula à superfície (ficamos corados), aumentando a quantidade de calor perdido.
- Sudação: glândulas existentes na pele segregam água e alguns sais de modo a que a superfície fique molhada. A evaporação da água "rouba" calor acelerando as trocas.
- Respiração ofegante: meio de dissipar calor


Sem comentários:
Enviar um comentário