Existem duas classes de organismos:
- poiquilotérmicos/ectotérmicos/exotérmicos - organismos que não controlam a sua temperatura interna (ex.: insectos, répteis, peixes, vegetais)
- homeotérmicos/endotérmicos - organismos que mantêm a sua teperatura interna constante, através de mecanismos de acordo com a produção e perda de calor metabólico ( ex.: ser humano, mamíferos
A termo-regulação em animais pode ser dividida em dois tipos de respostas comportamentais:
- "voluntárias": movimento, postura, ingestão, construção de abrigos,...
- fisiológicas (involuntárias) : mudanças no metabolismo, dilatação e contracção dos vasos sanguíneos, mais ou menos batimentos cardíacos, suor, erecção dos pelos, tremuras,...

Sem comentários:
Enviar um comentário