sexta-feira, 22 de junho de 2007

A termo-regulação

Existem duas classes de organismos:



  • poiquilotérmicos/ectotérmicos/exotérmicos - organismos que não controlam a sua temperatura interna (ex.: insectos, répteis, peixes, vegetais)
  • homeotérmicos/endotérmicos - organismos que mantêm a sua teperatura interna constante, através de mecanismos de acordo com a produção e perda de calor metabólico ( ex.: ser humano, mamíferos



A termo-regulação em animais pode ser dividida em dois tipos de respostas comportamentais:



  • "voluntárias": movimento, postura, ingestão, construção de abrigos,...

  • fisiológicas (involuntárias) : mudanças no metabolismo, dilatação e contracção dos vasos sanguíneos, mais ou menos batimentos cardíacos, suor, erecção dos pelos, tremuras,...

Sem comentários: