- Vasoconstrição cutânea em todo o corpo (a musculatura lisa existente nos vasos sanguíneos fecha determinados circuitos, limitando a passagem do sangue em regiões onde as perdas de calor seriam elevadas)
- Piloerecção (a contracção dos pequenos músculos dos pêlos produz algum calor)

- Aumento de calor por processos metabólicos:

-Calafrios: com as contracções involuntárias dos músculos, dizemos que estamos a tremer de frioe alguma da energia utilizada na contracção muscular origina calor.

-Excitação nervosa para a produção de calor: quando o sistema nervoso é estimulado em situação de exercício físico ou stress, segrega algumas hormonas vasoconstritoras, como é o caso da norepinefrina. Esta hormona, ao provocar vasoconstrição, aumenta a pressão sanguínea e o metabolismo logo a produção de calor, fazendo subir a temperatura.
-Secreção de tiroxina pela tiróide: a tiroxina eleva o metabolismo basal e o consumo de oxigénio aumentando a prdução de energia, e portanto, de calor.

Sem comentários:
Enviar um comentário